A SOLFERINI conta com profissionais de diversas formações e experiências além de parcerias nacionais e internacionais para realização de projetos mais complexos. A equipe técnica base está destacada abaixo.
João Andrade
Possui graduação em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1976), e mestrado e doutorado em Aerospace Engineering pelo Georgia Institute of Technology (1980 e 1983, respectivamente). É Professor Titular, desde 1999, do Departamento de Energia, da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Foi Pesquisador, no período 1983 a 1998, do Laboratório Associado de Combustão e Propulsão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência em Fenômenos de Transporte e Engenharia Térmica, atuando principalmente no tema Combustão: Energia e Meio Ambiente. Incluído na lista de cientistas mais influentes do mundo, em suas respectivas áreas, desde 2020 (Worlds Top Two Percent Scientists by Stanford University).
Felipe Solferini
Engenheiro Mecânico formado na Universidade Federal de Itajubá (2018). Doutor em engenharia mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2023). Fez intercâmbio pelo Programa Ciências Sem Fronteiras na Queens University em Kingston (Canadá) pelo período de 16 meses. Fez estágio técnico no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no Laboratório de Combustão e Propulsão (12 meses) e estágio técnico no Laboratório de Combustão da Queens University (12 meses). Participa do desenvolvimento de pesquisa na área de combustão, gaseificação, biocombustíveis, conversão de energia e mitigação de poluentes. Possui experiência em modelagem, teste e otimização de processos industriais de combustão.
Daniel Solferini
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP). Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde pode ter contato com grande parte dos processos e especialistas das áreas. Desenvolveu treinamentos, projetos, estudos e assistências técnicas em combustão para as mais diferentes áreas da usina.
Atualmente participa do desenvolvimento de um gaseificador de resíduos sólidos urbanos para geração de energia e também lidera o o projeto de desenvolvimento de queimadores de alta performance para fogões de linha domiciliar e industrial.
Mônica V. Machado
Engenheira Ambiental e Sanitária, Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG/UNESP. B Especialista em "Perícia em Meio Ambiente", Especialista em "Gestão Ambiental" pela UNISAL - Centro Universitário Salesiano de Lorena/SP, Especialista em Ciências humanas: "Ética Valores e Cidadania" pela USP/UNIVESP. Perita Judicial em Engenharia Ambiental desde 2016. Experiência na área de Saneamento trabalhou na Companhia de Serviço de Água, Esgotos e Resíduos de Guaratinguetá de 2005 a 2008, foi Assessora Técnica da Presidência, na ARSAEG - Agência Reguladora do Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá, Autarquia Municipal de Saneamento de 2008 a 2019, e Diretora Técnica Operacional na ARSAEG - Agência Reguladora do Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá de 2019 a 2020.
Anton Skyrda
Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na área de Combustão. Doutor em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, tendo estudado uma das tecnologias mais avançadas no processo de combustão: Flameless Combustion. Tem atuado em projetos de otimização de sistemas de combustão que visam obter maior eficiência com baixas emissões de poluentes e economia de combustível bem como no desenvolvimento de projetos de sistemas ópticos para diagnóstico em combustão tais como Schlieren, Óptica de Cassegrain e Espectroscopia, estudos de Tomografia Computadorizada de Transmissão e Emissão, diagnósticos de chama recorrendo a laser, medidas de velocidade em escoamento através de LDA, PIV e Pitot, diagnóstico de chamas com métodos intrusivos como sondas de sucção e de temperatura. Tem realizado investigação teórico-experimental sobre a viabilidade de aplicação de novas tecnologias em combustão e geração de energia na industria e o seus respectivos impactos no meio ambiente, bem como na avaliação dos gases de efeito estufa produzido durante a queima, tanto de biomassa e biocombustíveis quanto na queima de combustíveis fósseis. (Fonte: Currículo Lattes)