top of page
  • Foto do escritorFelipe Solferini

Segundo a ciência, o que é o fogo?

Por definição, a reação de combustão é uma oxidação rápida de um componente que libera calor. Esse calor tem sido usado há milênios para aquecimento e iluminação, e, mais recentemente, para geração de energia.



Quando vemos uma vela acesa, um fogão funcionando ou uma lareira, conseguimos observar o que chamamos de frente de chama. Essa frente de chama consiste na zona na qual ocorre uma série de reações químicas ao mesmo tempo. A frente de chama pode ser considerada uma forma de plasma, que é um estado da matéria no qual existem muitos íons positivos e elétrons livres.


O olho humano é sensível a uma faixa específica do espectro eletromagnético, conhecida como espectro visível. Este espectro de luz compreende comprimentos de onda aproximados de 380 a 700 nanômetros.


A luz emitida pela chama ocorre devido à emissão eletromagnética no espectro visível de alguns radicais que se formam durante a reação química. Por isso, a reação de combustão de diferentes substâncias irá gerar diferentes cores, característica muito aproveitada pelos fogos de artifício. Existe também fogo que não conseguimos ver; um exemplo muito interessante é a combustão do metanol, que produz muito pouca luz visível.


Normalmente, o fogo ocorre em moléculas orgânicas (que possuem carbono em sua composição). Os radicais principais que vemos são o C2 (esverdeado, 517 nm), CH (azul, 432 nm) e o famoso vermelho/amarelo (radiação da fuligem). Outro radical muito importante que se forma é o radical OH, o qual emite radiação ultravioleta (310 nm) e não conseguimos ver.


O que enxergamos é uma radiação resultante que mistura esses três espectros. De modo geral, chamas mais luminosas são associadas à combustão de maior temperatura, e chamas menos luminosas são associadas a chamas de menor temperatura. Portanto, quando você ver um fogo, lembre-se de que o que você está vendo é uma reação química acontecendo em sua forma mais pura.

6 visualizações0 comentário
bottom of page